twitter@artesvisuaisjp

Carregando...

Curso de Arte Conceitual II


Nome do Curso: Arte Conceitual na América do Sul.

Carga Horária: 20hs

Local: UFPB- Auditório de Biologia Molecular

(Por trás do Banco Real/ Próximo à Biblioteca Central)

Ementa:

Apresentar algumas chaves analíticas – produzidas pela historiografia da arte a partir da década de 1990 – essenciais ao estudo da arte conceitual em suas configurações na América do Sul, sobretudo no Brasil e Argentina.

Discutir questões concernentes à natureza histórica, social e política do experimentalismo na década de 1970, na América Latina, centrando na análise de exposições e práticas artísticas do período em questão.

Conteúdo Programático:

Questões da historiografia da arte experimental na América Latina: arte conceitual ou conceitualismo?

O circuito artístico experimental

Análises das principais exposições

Papel da fotografia na arte conceitual: meio ou fim?

Experimentalismos audiovisuais: os primórdios da Videoarte no Brasil

Objetivos:

Criar bases para a elaboração de um debate crítico da arte conceitual, a partir de uma análise histórica do experimentalismo na América do Sul, que nos possibilite identificar, na arte contemporânea, um diálogo entre o presente e o passado, entre o local e o global, num momento em que já não se delimita, na arte, quaisquer tipos de fronteiras.

Metodologia:

O curso, que terá um caráter introdutório, será oferecido com base na discussão de textos previamente indicado, a partir dos quais se procurará estabelecer um quadro de reflexões pertinentes ao objetivo do curso. A dinâmica de nossas atividades assumirá mais o formato de um Grupo de Trabalho do que de um curso centrado na figura de um ministrante. Nesse sentido, é de fundamental importância o empenho de todos em se posicionar no debate. Todas as exposições serão ilustradas com imagens e/ou vídeos, objetivando fornecer um significativo repertório visual aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!