twitter@artesvisuaisjp

Carregando...

Cursos e oficinas



Minicurso: Arte conceitual na América do Sul
Ministrante: Profª Ms. Fabrícia Cabral de Lira Jordão (USP)
Local: Auditório do DAV/UFPB
Data: 11 a 15 de abril de 2011, de 14 às 18h

Ementa:
Apresentar algumas chaves analíticas – produzidas pela historiografia da arte a partir da década de 1990 – essenciais ao estudo da arte conceitual em suas configurações na América do Sul, sobretudo no Brasil e Argentina.
Discutir questões concernentes à natureza histórica, social e política do experimentalismo na década de 1970, na América Latina, centrando na análise de exposições e práticas artísticas do período em questão. 


Minicurso: Contemplação e arte visual contemporânea: Kant e os fundamentos desde a história da estética
Ministrante: Prof. Dr. Miguel Gally de Andrade (UnB)
Local: Sala 207- 2º andar (Biblioteca Central/UFPB)
Data: 25 a 28 de abril de 2011, de 18 às 21h

Ementa:
Trata-se de uma introdução às ideias centrais da estética de Immanuel Kant (século XVIII), tais como gosto, beleza, sentido comum e reflexividade, tendo como gancho a presença da contemplação na arte visual contemporânea.



Oficina: Cor: construção e harmonia
Ministrante: Alena Roque de Sá (UNIPÊ)
Local: Usina Cultural Energisa/Cine Café
Data: 26 a 29 de abril de 2011, de 9 às 12h

Ementa:
Sugerir formas de compreender o uso abrangente de atuação da cor, de maneira eficiente, criativa e dinâmica. A ideia é desenvolver um conjunto de atividades relativo às misturas cromáticas e aos esquemas de harmonia das cores, funcionando como um guia e orientação para diferentes finalidades. Oferecer uma vivência dos fenômenos que envolvem a percepção das cores; explicar as várias mudanças que uma mesma cor pode apresentar; e, indicar caminhos para as combinações de cores promovendo um maior desempenho para quem utiliza essa ferramenta: a cor.  


Seminário: O livro de artista
Ministrante: Prof. Ms. Paulo Silveira (UFRGS)
Local: NAC (Rua das Trincheiras, 275 – Centro, João Pessoa – PB)
Data: 07,08 e 09 de julho de 2011, das 14h às 18h

Ementa:
Os encontros com Paulo Silveira no projeto Artes Visuais: Reflexão e Produção, NAC/UFPB, terão como título O livro de artista, abrangendo sua conceituação, suas características formais, suas funções no sistema das artes e o mercado simbólico onde transita. Também serão comentados alguns exemplos de exercícios de edição e publicação realizados em sala de aula ou oficinas específicas. Visita ao acervo de Livro de Artistas do NAC.


Oficina: Processo criativo em livro do diário gráfico ao livro de artista
Ministrante: Luisa Gabriela
Local: NAC (Rua das Trincheiras, 275 – Centro, João Pessoa – PB)
Data: 14 e 15 de julho de 2011, das 8h às 13h

Ementa:
Do diário gráfico ao livro de artista pretende um breve apontamento sobre o uso do livro como suporte e elemento de criação artística, assim como propiciar a experiência de encadernação artesanal de um livro que pode ficar entre as categorias de diário gráfico e livro de artista.