twitter@artesvisuaisjp

Carregando...

Palestrantes

Alena Sá é Designer de Moda (UNIPÊ) e artista visual. Logo cedo passou a experimentar as artes plásticas já buscando a investigação da cor como linguagem visual. Na pintura articula manchas e transparências como algo construtivo e faz isto como uma identidade e referência às suas vivências. Em 2008, escreveu o livro Cor: construção e harmonia, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura-FMC/ Funjope/ Prefeitura de João Pessoa. Em 2009, lançou a cartilha didática Fabricação artesanal de tintas e outros materiais, através do Programa BNB de Cultura.

Fabrícia Cabral é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Paraíba. Aluna do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa em torno da atuação do Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (1978-1985). Em novembro de 2010, foi premiada na primeira edição do prêmio Estudos e Pesquisas sobre arte e economia da arte no Brasil, do Programa Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo. Paralelo às atividades acadêmicas, desenvolve trabalhos relacionados com a formação de professores, coordenação em projetos educativos, elaboração de materiais didáticos e produção de projetos culturais. Possui artigos publicados em revistas e anais de eventos da área de Artes Visuais.

Miguel Gally é professor adjunto do Departamento de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Estudou Filosofia nas Universidades Federais da Paraíba e do Rio de Janeiro, e na Westfälische Wilhelms Universität Münster. Recebeu bolsas de formação e pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foi pesquisador-bolsista do CNPq junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Paulo Silveira é bacharel em Artes Plásticas (com habilitações em Desenho, 1986, e em Pintura, 1988) e em Comunicação Social (1980) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre e doutor em Artes Visuais (1999 e 2008, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte), UFRGS (e estágio junto a Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne). É professor adjunto no Instituto de Artes da UFRGS, atuando na graduação e na pós-graduação. É pesquisador em História, Teoria e Crítica das Artes Visuais, com ênfase em estudos da arte contemporânea. É integrante do grupo de pesquisa Veículos da Arte, UFRGS/CNPq, membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e do Comitê Brasileiro de História da Arte. Atualmente desenvolve a pesquisa “Livro de artista e ambiente acadêmico”, voltada à avaliação crítica da presença do livro de artista na vida universitária, incluindo a busca de informações históricas, estéticas e metodológicas de instituições acadêmicas que tenham relações programáticas de ensino e pesquisa com manifestações bibliomórficas artísticas múltiplas (publicações) ou não múltiplas.